Shanghai foi o grande centro comercial, durante muitos séculos, e atraiu pessoas de várias partes do mundo e do próprio país. É uma região muito privilegiada devido à grande quantidade de lagos, rios, além de ser banhado pelo Mar da China. Esses fatores e o clima ameno propiciaram ótimas condições para o plantio, a pesca e a criação de animais. A cozinha local é caracterizada pelos seus sabores adocicados, massas e suas técnicas exclusivas como "cozinhar vermelho". Essa técnica consiste em cozinhar carnes em molho de soja deixando-as com um forte tom avermelhado.
Os pratos de peixe e crustáceos de distintos sabores são habituais na cozinha do Leste, que caracteriza-se pelo seu sabor doce. Utilizam sobre tudo peixe e marisco, sobressalientando a sopa condimentada com alho poró. Os pratos mais conhecidos são as ovas de carangueijos (OVAS de ovo viu a princípio já pensei em OVAS de animes também rsrs) com barbatanas de tubarão, ovas de sepia, holoturias (gênero de pepinos-do-mar) ao alho poró, e no relativo a carnes, o frango com molho de Dezhou. Destacam, também, o pato com oito tesouros e as tiras de enguia. São muito saborosos as sanduiches, que existe uma grande variedade, por volta de 300 tipos, como a bola ovo de pombas.
Grande parte das plantações de arroz da China localiza-se nesta região e abastece uma boa parte do país. Existem outros produtos característicos do leste como o molho de soja produzido em Fukien, o vinho de arroz produzido em Shaoshing e o vinagre de Chekiang.A cidade de Shanghai, cujo nome significa "Sobre o Mar", situa-se a 31,14 graus de latitude norte e 121,29 graus de longitude leste, na parte central do litoral leste da China. Historicamente lembrada por seus antigos nomes—Hu e Shen --, Shanghai é o portão de entrada para a grande bacia do Rio Chang (mais conhecido, fora do País, como Rio Yangtzê). Com uma população urbana e rural de 13 milhões e uma área de 6 341 km², Shanghai possui o porto mais importante da China e se destaca também por sua riqueza histórica e cultural.
Shanghai é um paraíso também para os apreciadores da boa comida, com mais de mil restaurantes servindo 16 dos mais famosos estilos da culinária chinesa, como os de Beijing, Sichuan, Guangdong, Yangzhou e Fujian, da cozinha internacional. Já foi uma das culinárias mais famosas. Ela é muito aberta: baseada na culinária local, ela combinou e absorveu vantagens de diversas culinárias, incluindo culinárias vegetais e européias. A culinária de Shanghai é leve e delicada, preserva o sabor original dos ingredientes.
Bolinho de arroz recheado - há 2.200 anos, quando invasores chegaram à China e o pai do poeta Qu Yuan suicidou-se, Qu Yuan se jogou no rio. Para que o dragão não o ferisse, o povo fez bolinhos de arroz e jogou no rio. Por isso, todo mês de maio, os chineses fazem esta comida em memória de Qu.
Tofu recheado - Zhu Yuanzhang, o fundador da dinastia Ming (uma das mais estáveis e autocráticas dinastias chinesas), passava fome quando jovem. Bateu à porta de uma senhora para pedir comida. A senhora serviu-lhe sobras de tofu, recheou com carne e acrescentou verduras cozidas. O prato saboroso ficou na memória do jovem. Ao tornar-se imperador, ordenou que a iguaria constasse do cardápio real.
Camarão-trovão - é um camarão com molho de tomate pouco apimentado. Quando jogado em cima do biscoito de arroz para ser servido, reproduz o som de trovão e chuva. É o único prato que "canta". Na 2ª Guerra Mundial, a primeira-dama da China, Shong Meilin, fez um banquete para os aliados. Serviu este prato, e o general americano gostou muito. Ao perguntar o nome, Shong Meilin respondeu: "Bomba de Tóquio".
Camarão à moda de Shanghai - é um camarão cinza (de 8 a 10 cm) sem casca, temperado com sal, pimenta-do-reino e maisena. Depois de frito e escorrido, é refogado rapidamente em fogo alto, com saquê chinês e cebolinha verde.
Bom além desses pratos temos também aqueles que aqui em nosso país não agradaria muito não Imagine um país com apenas 10% da terra cultivável e com tanta gente para se alimentar. A solução foi criar uma culinária a partir dos ingredientes mais fáceis de encontrar: brotos de bambu, raízes de lótus, algas marinhas, cogumelos, e muitos insetos, uma ótima fonte de proteínas. A falta de comida em vários lugares obrigou os chineses a comer tudo que se movia, com o objetivo de obter proteínas. “Depois eles transformaram em pratos. Hoje em dia, alguns insetos servem até de remédio na medicina chinesa” Achei várias imagens sobre essa cozinha exótica mas vou postar só algumas pois além e ser imagens fortes tira o apetite de qualquer um que não esteja acostumado né.
Espetinhos de Gafanhotos
3 ovos batidos
2 colheres (sopa) de farinha de milho
2 colheres (sopa) de molho de soja
3 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
1 cebolinha picada
3 ovos batidos
Em uma panela para sopa, aqueça o caldo de galinha.
Dilua a farinha de milho na água e acrescente ao caldo de galinha.
Adicione o molho de soja, o vinagre e a cebolinha.
Deixe ferver, depois abaixe o fogo e deixe cozinhando lentamente,
mexa de vez enquando. Bata os ovos ligeiramente e pouco a pouco adicione-os à sopa.
Quando estiver acrescentando os ovos, mexa a sopa rapidamnte. Sirva imediatamente.
Modo de preparo
1.Preaqueça o forno em temperatura média (190 C).
2.Coloque o frango em uma assadeira. Espalhe bem as asas de frango.
3.Faça um molho com o azeite, o molho de soja, o ketchup, o mel, o alho, o sal e a pimenta. Jogue por cima das asas de frango.
4.Asse em forno preaquecido por uma hora, ou até o molho ficar caramelizado.
Bom é isso a outra coisa quem nunca viu os famosos lamens chineses achei um video muito interessante de Mr. Chow pra quem não conhece é um Cheff da cozinha chinesa nesse video ele faz com uma abilidade imprecionante o famoso lamen, mas saca só como ele faz e com que rapidez é muito interessante bom espero que tenham gostado e fiquem com video agora:
obrigado
ResponderExcluir