Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 18 de maio de 2010

VOCALOIDS HATSUNE MIKU E OUTROS


Alguns já ouviram falar, mas ninguém sabe exatamente o que é. Enfim, o que são os tão aclamados “Vocaloids“? São uma espécie de sintetizador de voz desenvolvido a partir da voz de artistas reais pela Yamaha em parceria com a Crypton, cujo primeiro software foi lançado em 2004. A temática é até bem simples, você programa uma melodia e uma letra e pronto, o Vocaloid escolhido irá cantá-la para você!

Existe uma versão Japonesa e uma Inglesa do programa. Não é necessário dizer que a versão Japonesa fica meio estranha cantando em qualquer outra língua que não seja a materna.

Em janeiro de 2007, a Yamaha anunciou a criação de uma versão incrementada do software, o Vocaloid 2. A nova versão apresenta uma capacidade de síntese melhor e uma facilidade maior na utilização.

O programa foi criado para que os cantores parecessem uma espécie de “astros do futuro”. Algo ligeiramente megalomaníaco, mas enfim. A princípio, a voz seria a mesma dos cantores originais, mas, de acordo com a Crypton, estes se recusaram a colaborar imaginando que a voz deles seria clonada. Portanto, houve uma mudança de foco e a voz dos Vocaloids passou a ser quase original. Apenas baseada nas vozes reais.

Cada personagem Vocaloid Japonês recebeu uma imagem estilo anime, com idade, altura, peso e qualidades musicais específicas.

Hatsune Miku

Ela foi a primeira da série dos Vocaloid 2 a ser liberada. O nome surgiu da combinação de Hatsu (Primeiro), NE (Som) e Miku (Futuro). Os dados da voz foram tirados de Saki Fujita. Acabou ficando bem famosa na internet, por causa de um vídeo que a Nico Nico Douga criou de uma versão mais cômica de Miku, segurando um alho-porô e cantando Ievan Polkka.
Há cerca de um ano atrás, o Google e o Yahoo! foram suspeitos de estarem censurando a Miku, já que as imagens dela não apareciam nas respectivas buscas. Os sites saíram dizendo que a culpa era de um bug que estava afetando várias palavras-chave. Disseram que iriam consertar o possível problema o mais rápido possível e de fato fizeram isso.
A garota dos cabelos esverdeados ganhou até mesmo um mangá que na revista Comic Rush, publicada pela Jive. O desenhista é o próprio designer da Miku, e o mangá se chama Maker Hikoshiki Hatsune Mix.

Mas não é só isso. Apareceu também no anime Sayonara Zetsubo Sensei, na versão online japonesa do jogo Pang Ya e no videogame Hello Work DS disponível para Nintendo DS. Até mesmo vai ganhar um jogo de PSP que tem o lançamento previsto para 2009 pela Sega.


Kamui Gakupo

É a mais nova criação do grupo. Mas o mais interessante a respeito dessa personagem é o “doador” da voz. Sim, senhor. Ninguém menos do que o próprio Gackt, ex-Malice Mizer, que atualmente está trabalhando em sua carreira solo. O novo personagem poderá ser baixado por usuários que tenham cópias registradas dos Vocaloids anteriores. Estava previsto para ser liberado em Junho de 2008, mas houve um programa com a falta de uma imagem para o “Gackpoid“, como ficou conhecido. O desenhista Miura Kentaro é famoso por Berserk e ofereceu seus serviços de graça. O software acabou sendo liberado no dia 31 de julho deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas