terça-feira, 2 de junho de 2009

Microsoft revoluciona a forma de se jogar videogame

A gigante do software rompe a barreira da ficção científica e apresenta uma forma totalmente inovadora de interagir com o Xbox 360!
Na tarde desta segunda-feira, o mundo da interatividade homem-máquina mudou para sempre. Durante uma conferência que antecede a Electronic Entertainment Expo 2009, importante feira do mundo dos video games, popularmente conhecida como E3 2009, a Microsoft revelou um passo gigantesco no avanço tecnológico. Trata-se de algo além dos controles de movimento presentes no Wii, a interação desta vez é para valer, e ela é capaz até de conversar com você!
Como revelou o apresentador durante a conferência, isto vai além da ficção científica, visto que nem mesmo os grandes escritores deste gênero idealizaram algo tão avançado e, mesmo assim, a Microsoft conseguiu criar tal mecanismo.Imagine que você está triste e então liga seu videogame para jogar. E se o garoto com o qual você interage no jogo perguntasse o motivo de sua tristeza? E mais: o que você diria se ele ficasse triste com você e convidasse você para um pequeno passatempo para deixar de lado a tristeza?
Você já pensou, ainda mais, em desenhar um símbolo e mostrá-lo ao seu personagem para que ele o reconheça e diga o que você acha dele, observando até mesmo a cor da caneta que você utilizou para desenhar em uma simples folha sulfite?Ou então definir a intensidade e direção do chute daquele jogador de futebol com um chute de sua própria perna. Indo mais longe, lutar contra Ryu entrando quase que literalmente na pele de Ken (personagens da série Street Fighter).Pois a partir da tarde desta segunda-feira, tudo isso deixa de ser imaginação e passa a ser a mais pura realidade com um nível de interação jamais visto no mundo dos video games, atropelando de vez o Nintendo Wii, o video game mais interativo até então.Para apresentar o projeto, além de grandes nomes da companhia fundada por Bill Gates, como Peter Molineux, criador do RPG Fable II, que fez muito sucesso no console Xbox 360, subiu ao palco também um nome muito pesado do cinema mundial: Steven Spielberg.Pai de ET, Guerra dos Mundos, Tubarão e outros clássicos do cinema que falam por si, Spielberg explica sobre a proposta deu à luz o projeto Natal, como está sendo chamado o novo sistema de controle.Deixando para trás os botõesSteven Spielberg explicou que uma de suas preocupações, como grande fã de video games, era que os controles se tornassem cada vez mais complexos, impedindo que pessoas pouco adaptadas a eles participassem das partidas de games. Ele citou ainda que 60% das casas norte-americanas não possui consoles.
Pensando nisso, a Microsoft disse para si mesma: é claro que podemos criar um controle com sensor de movimento, como o Nunchuk, da rival Nintendo, mas será que podemos criar um sistema que exclua de uma vez por todas os controles?Confiantes de que eram capazes de revolucionar para sempre o mundo do entretenimento os pesquisadores da companhia começaram a trabalhar num projeto secreto, enquanto informações furadas sobre um projeto chamado Newton vazavam na internet, despistando fãs bisbilhoteiros e espiões industriais.Hoje, a Microsoft trouxe a bomba ao público apresentando uma série de experiências interativas em tempo real com o uso do sistema desenvolvido por seus cientistas, que utiliza uma câmera para captar os movimentos e um microfone para captar a voz dos jogadores.Project NatalIntitulado Project Natal, nome que em nada se refere à data comemorativa cristã que em inglês é chamada Christmas, o sistema permite inúmeras possibilidades. Um dos exemplo apresentados na conferência envolve pintura utilizando as mãos.

video

Juntando ambas as mãos em forma de concha, o jogador pode espalhar tinta por uma tela virtual, bastando dizer o nome de uma cor (em inglês) para que o sistema troque automaticamente de cor.É possível ainda alterar o modo para apenas uma mão e traçar na tela como se você usasse seus dedos como um pincel, criando assim formas mais detalhadas. Como se não bastasse, um sistema de stencil permite que o Natal capture as posições que você faz com seu corpo, podendo fazer isso com mais de uma pessoa para criar as mais diferentes formas possíveis.Sem a menor sombra de dúvidas, o Projeto Natal é uma das propostas mais envolventes que o mundo do entretenimento virtual já viu. Até mesmo a Dashboard (menu de seleção do Xbox 360) terá compatibilidade com o sistema.



Para navegar entre os menus, nada de setas para a esquerda e para a direita. Pequenos “tapas” com a mão, como se empurrassem os quadros da Dashboard substituem quaisquer botões, e um comando de voz como “Play” inicia o conteúdo selecionado.Digamos que você esteja assistindo a um filme que, por sinal, poderá ser transmitido diretamente da Xbox Live, sem downloads ou pausas para carregar como acontece no YouTube (tudo em 1080p HD, a melhor resolução de imagem existente no momento).Então, ao final do vídeo, você quer que o console desligue, mas o controle não está perto de você, afinal nem sequer existem mais controles. O que fazer? É muito simples: você diz “Good Night” (Boa Noite, em inglês), e o sistema desliga automaticamente.

video

Mais uma vez, é importante ressaltar que apesar de ser lançado para video games, o Projeto Natal vai muito além da interação em jogos: tudo, absolutamente tudo que você conhece de interação virtual poderá mudar daqui para a frente, basta uma simples adaptação do sistema, pois a parte difícil já foi feita. Até o touchscreen ficou com medo depois dessa.Para provar que o sistema funciona a Microsoft oferecerá, durante a E3 2009 (que vai de 2 a 4 de junho), uma série de sessões exclusivas com jornalistas “escolhidos a dedo” que poderão experimentar o sistema por si só e comprovar a qualidade e sensibilidade do Natal.



Não foi anunciada uma data de lançamento ou mesmo um preço pré-estabelecido para o sistema, apenas que ele funcionará em todos Xbox 360 já fabricados. Maiores informações devem ser reveladas no decorrer desta semana, durante a E3 2009. Fique ligado no Baixaki Jogos para maiores informações sobre a feira e sobre o Project Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Otakus, Nerds, Gamers e Geeks online no momento...