Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 9 de março de 2017

QUE TIPO DE TINTA DEVO USAR EM MEU COSPLAY?

E aí meu queridos cosplayers ou curiosos, muita gente as vezes na hora de fazer seu cosplay fica em dúvida na parte do acabamento e acaba fazendo um ótimo cosplay mas peca na pintura, as vezes não é nem por pressa e sim por falta de algumas informações eu mesmo já tive vários problemas com tintas e então resolvi juntar algumas informações para ajudá-los.


Primeiramente é necessário saber o que se vai pintar seja, madeira, EVA, PVC ou etc... para que não aconteça incidentes que possam te fazer mal ou danificar o cosplay como por exemplo você fez uma parte do seu cosplay de isopor e você pintar com spray está peça irá derreter literalmente. Para que isso não ocorra sempre falo para se fazer um teste pegue um pedaço do material que irá ser pintado que não tenha haver com as partes do cosplay e passe a tinta e aguarde secar, outra coisa que temos de tomar cuidado é se o material pintado vai ficar direto em contato com você para não causar alergias.

Tudo que há compostos químicos deve-se tomar sempre cuidado além da tinta como cola, fibra de vidro, acrílico e etc... cuidado nunca é demais. Vamos saber agora os tipos de tinta e para que podemos usar.

Tintas Acrílicas Foscas, Brilhantes e Metalizadas.

As tintas acrílicas são as mais fáceis de achar e usar e podem ser encontradas em casas de artesanatos, papelarias e lojas de armarinhos existem em uma grande variedades de cores e dependendo do quanto precise não são tão caras. Com elas pode-se pintar: madeira, cerâmica, gesso, isopor, cortiça, couro, vidro, plásticos, alumínio, latão e zinco e EVA, um detalhe é que no próprio recipiente da tinta diz quais materiais podem ser pintados, as mais comuns são as foscas (cores sem brilho) e brilhantes as metalizadas são um pouco mais difíceis de se achar mas nada impossível e também podem ser um pouco mais caras porém co um ótimo resultado no acabamento.

Um outro detalhe é que as tintas também podem ser misturadas para se obter uma outra cor desejada, porém muito cuidado ao misturar as cores elas tem de ser da mesma marca e tipo para que não ocorra nenhuma reação química.

















Tintas para Tecido.


As tintas para tecido dependendo do que você for fazer você esta utilizando 3 tipos:

1- Tinta comum para se utilizar com pincel, carimbo, esponja e etc. a maioria delas não é tóxica e secam bem rápido, lembrando também que é sempre bom olhar na embalagem o tempo de secagem para poder manusear e não borrar nada.

2- Canetas para tecido são uma boa escolha para detalhes ou desenhos a mão livre, a aplicação é simples basta desenhar como uma caneta simples lógico que tomando muito cuidado para não errar e perder o tecido, maioria delas possui um cheiro muito forte e não é bom trabalhar com ela em lugares fechados e por muito tempo, um detalhe importante é após o uso sempre tampar pois pode se perder a caneta por secar a tinta com uso de uma única vez.


3- Tintas para tingir tecido, bom sendo sincero foi uma das poucas que usei se não me engano 2 vezes é uma das tintas que não se obtêm um resultado bom ou satisfatório pelo cuidado que deve ter para se conseguir tingir o tecido, as opções de cores não tem tanta variedade e deve-se tomar muito cuidado ao tingir um tecido ou ele mancha e você irá perder o tecido, além do tempo necessário para se conseguir tingir que é no mínimo 40 min. sempre mexendo.

Todos as 3 tintas acima de tecidos podem ser encontrados em lojas de tecido não são tão caras dependendo das cores lógico que as metalizadas serão pouco mais caras e também terá mais duas opções sem ser as de tingimento que são cores com glitter e fluorecentes sim as que brilham no escuro. Uma dica muito boa é sempre que for pintar com tinta ou caneta o tecido sempre ponha algo por baixo pois a tinta pode varar o tecido e manchar o outro lado porisso pegue um papelão grosso e use por baixo do tecido ao pintá-lo.

Tinta Spray


A tinta Spray é uma das mais fáceis de se lidar principalmente para acessórios pela rapidez e secagem rápida, o Spray também pode-se encontrar em cores foscas, brilhantes, metálicas e até fluorecentes mas estas duas últimas sempre serão mais caras e mais difíceis de se encontrar, podem ser encontradas todas elas em depósitos de construção ou lojas especializadas em tintas. Deve-se sempre ler as instruções da lata de Spray antes de usá-la e também agitar bem a lata antes da aplicação e falando em aplicação a superfície onde se irá pintar com Spray tem de estar bem limpa e caso for porosa ou seja como EVA por exemplo deve se impermeabiliza-lo. com resina, cola branca ou verniz, se isso não for feito o material irá puxar muita tinta e não ficará u bom resultado de pintura. O Spray pode ser usado para se pintar:  madeira, jornal, papel, cerâmica, isopor, gesso, cortiça, EVA e etc.

Tinta P.V.A


É uma boa escolha para pintura também por ser Atóxica de secagem rápida e também podendo ser misturadas, com base em resina é também de fácil aplicação como pincel, esponja e até mesmo rolinho de espuma, podendo ser aplicado em: papel, papel-cartão, cartolina, isopor e para artesanato em madeira, gesso e EVA.

Tinta Acripuff


Uma das poucas tintas que vejo os outros usando em cosplays mas que da um certo efeito seria está pois ela é expansiva ao calor depois da secagem e da um certo efeito de relevo o aplicamento é feita com próprio tubo da tinta como uma caneta, após 24 horas deve ser expandida com soprador térmico, ou, no caso de tecidos, passar ferro no tecido pelo avesso a seco ou secador de cabelos de alta potência, podendo ser aplicado em tecidos e madeira.

Tinta Dimensional relevo 3D


Tinta mais usada para se dar um efeito 3D nos desenhos, aplicada diretamente com o tubo também igualmente a Acripuff ou com pincel caso deseje porém não é expansiva e tem mais brilho, pode ser aplicada em: madeira, isopor, cerâmica, cortiça, gesso, papel e EVA.

Tinta Verniz Vitral


Uma ótima pedida para se pintar óculos viseiras ou alguma parte que se quer manter com efeito transparente, além de se poder misturar entre elas tem um ótimo acabamento, a aplicação é somente com pincéis suaves para se ter um bom resultado apesar de boa não é tão cara e tem ótimos efeitos e resultados além das coloridas pode-se comprar a transparente também para se utilizar por cima de outras cores para manter o brilho, a secagem pode ser um tanto demorada mas mesmo assim vale o resultado, poderá ser aplicada em: metal, madeira, papel vegetal, papelão, cerâmica, gesso, acetato e EVA mas lembre-se de tirar a porosidade do EVA antes com resina ou cola branca.

Goma Laca 



A goma laca não é especificamente uma tinta e sim uma substância para acabamento ou impermeabilizar alguns tipos de materiais como EVA por exemplo fazendo assim você gastar menos tinta, pode também ser usado como verniz para proteção de pinturas por ser um pouco maleável é uma excelente escolha para se usar como camada protetora de pinturas existem as transparentes e um pouco mais escuras como cor de mel.

Verniz Spray ou Verniz Geral



Os dois tipos são quase iguais porém tem um brilho a mais que a Goma Laca mas calma não se engane pois esses dois tipos de Verniz após a secagem eles craquejam ou seja racham, então se for utilizar em peças que não são duras como fibra de vidro, madeira, biscuit, durepoxi e coisas do tipo não a utilize, a geral pode ser aplicada com pincel a Spary nem preciso dizer rs.

Resina a Base de Água


Encontrada em casas de construção é utilizada para proteger e impermeabilizar a área aplicada exemplo aplicar no EVA assim poderá pintar por cima sem que gaste muita tinta, não costuma ser tão cara pela quantia e é de fácil aplicação, há algumas delas que ao aplicar ela pode ser colorida para que siba onde já foi aplicado e ao secar volta a ser transparente.

Bom por enquanto é só pessoal ainda irei fazer uma parte 2 e possivelmente uma outra ainda dando algumas dicas de onde e como podem ser aplicadas as tintas e ainda pinturas faciais e de cabelos espero ter ajudado vocês em alguma coisa e ter tirado algumas dúvidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas