Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

KATANA DA MAYA

KATANA DA MAYA (tenjou tenge)

by THIAGO SCALZO

Olá a todos. vou começar a postar o desenvolvimento do meu primeiro cosplay. Na verdade, o cosplay é da minha namorada (tsukawaii).
Vou fazer a katana de aço mesmo hahahhaha, vou forjar temperar o metal assim como os japoneses faziam a alguns séculos atras . a bainha e cabo serão de madeira pintadas e envernizadas. Isso sim eh cosplay de MACHO! heheh.

Pra começar, eis a personagem MAYA NATSUME e sua "modesta" espadinha:



-
A ideia é fazer a lamina a partir de uma barra de aço de 1,5 polegadas (38 mm) de largura por 6,4 mm de espessura que eu comprei numa serralheria pelo valor de 7 reais (2 metros de barra)

-
Peguei um desenho da espada e colei no photoshop, escalonando até o tamamnho de 6 folhas a4 e imprimi




-
Folhas impressas



- Folhas emendadas


-E entao fiz um desenho tecnico pra pregar na parede aqui do quartinho onde vou fazer a lamina



-Olha a barra ai! prontinha pra receber porrada, limada, lixada...



- Primeira fase completa, ja esta mais ou menos com o desenho da lamina final


- Mas ainda falta afiar a ponta e concertar (se eu conseguir) os machucados que fiz na lamina


- É, vou ter que lixar isso demais... vou ficar fortinho


-Hoje passei um pouco de esmeril na lamina e tirei fotos com a Cibele. Ela disse que a katana não está pesada.

(nota-se que a katana não está inclinada, a inclinação vai ser dada depois dela completamente lisa pelo processo original de têmpera com argila, a laminha e mantida durante longo periodo a 700 graus e resfriada rapidamente, assim a parte sem fio de corte repuxa mais que o outro lado, inclinando a lamina. No japão, diz-se que a lamina após a têmpera está viva, eheh). Viu? estas espadas que vocês compram no shopping estão MORTAS!

Quanto a argila, funciona da seguinte maneira. Passo argila na parte sem corte da espada ate cobrir esta completamente antes de ir a tempera . Quando a espada eh resfriada o fio de corte que nao está coberto com a argila sofre um choque termico mais radical. Assim, o fio se torna cristalino (eh meio complicado de explicar, mas eh devido à quantidade de carbono que existe no aço). e a parte sem corte mais maleável.

Outra coisa interessante, é que a argila deixa o metal levemente mais escuro na tempera, por isso que aquelas katanas de verdade tem o fio de corte mais prateado e com aquele desenho ondulado (que eh desenhado com a argila antes da tempera.
interessante né ?
COSPLAY TAMBÉM É CULTURA!

Confiram as fotos:

- Esmeril.. (japones nao faz isso, mas eu nao sou Ferreiro do japão feudal)


- Olha o tamanho das meninas


- E nem é tão pesada...


- Olha desenho do fio ondulado e fosco


Fazer uma Katana requer um conhecimento basico sobre metais
Quanto ao 700 graus, eh mto facil ehehh :CARVAO DE CHURRASCO! hheheh.

Mete ventilador em cima. As brasas tem que ficar acesas como uma lampada hehe, e o calor abafado
Procura na internet sobre construção de forjas caseiras, (forje in english. eh mto idiota, coisa que você faz com entulho)

O método japones de forja de Katana eh algo absurdamente artístico e complexo, pra você ter uma ideia, eles enrriquecem o metal bruto com carbono sabe como?

Esquentam uma barra de ferro e mete marreta ateh virar um paralelepipedo, em seguida dobra-se este paralelepipedo ao meio e faz um sanduiche, mete marreta ate este sanduiche virar uma coisa só, e assim se repete umas 600 vezes (tem cara que faz isso muito mais vezes).

Isso é praticamente impossivel de se fazer . O que eu vou fazer mais fielmente ao metodo tradicional eh a tempera, (cristalizaçao do aço). Uma vez que eu já comprei um aço que industrialmente eh enrriquecido de carbono,(existem numeraçoes pra determinar isso, 1020 por ex eh uma quantidade pequena de carbono, já um aço 1060 vai chegar a dureza próxima de uma katana antiga, uma vez que após o choque termico, vai haver mto mais carbono para se aglomerar e firmar o aço)
Minha explicação tá bem simplista, se for falar afundo acabo escrevendo um livro sobre isso
hehe

OLHA EU PASSANDO ESMERIL NA LAMINA! hehe

http://www.youtube.com/watch?v=wWgdew2mPLg

Este ferro que usam pra fazer portao já é um aço entende, pra fazer uma katana bruta, que você corta bambu que nem manteiga, um aço 1045 ja basta. Este aço você acha em distribuidoras de metais, ou em uma serralheria vababunda que faz janela e portao ai perto da sua casa.
Mas se você quiser aprender como eu acho mais inteligente faça uma com aço 1020 se você nao achar o 1045 ou 1060 pq a primeira com certeza não vai ser a melhor. Então, faça uma só pra testes, sem medo e ficar feia

Já que o pessoal ta querendo ver em detalhes o processo, vou colocar o que fiz hj na lamina e o que pretendo fazer esta semana.
Hoje eu "lixei" a lamina completamente para retirar os vários machucados de martelo, alem dos micro buraquinhos que se formam devido a oxidação (na parte da lamina que nao foi trabalhada na forja). Para lixar eu usei um disco de policorte velho, preso em uma esmerilhadeira. Este disco come muito o metal e é muito bom para estes reparos (você pode conseguir estes discos em uma serralheria de bairro msm, são o que sobra da máquina de policorte, feitos de um abrasivo sintetico.) Após o trabalho, a lamina fica totalmente texturizada, da pra usar a propria espada como lima de metais, mas nao é isso que queremos.
Isso é uma policorte, no final do trabalho de serralheria, este disco fica pequeno e eh descartado, (aí eu pego).
NÃO COMPRE ESTE DISCO NOVO E COLOQUE NA FURADEIRA OU ESMERILHADEIRA! ELE É MTO GRANDE E SE QUEBRAR VOA ESTILHAÇO PRA TODO LADO! USE DISCO PEQUENINO E VELHO!

-Olha a textura do aço




Esta semana farei o seguinte:
vou entrar com uma lixa de ferro Nº36 - esta lixa vai acabar com a textura do metal, mas vai deixar o aspecto arranhado.
Depois vai uma lixa 80 - vai ficar liso mas ainda com as linhas arrandas
Lixa 270 - vai ficar com aparencia de aço inox
Lixa 320 com água - vai virar espelho
LIXA 1000 em diante - vai ficar como peça retificada
obs:. todas lixas presas em disco na furadeira se nao você só vai conseguir deixa-la lisa, a partir das lixas finas eh essencial que seja polido em alta velocidade.
(minhas mão estão doendo... Sabe esta vida de forjador de katanas é dura , né ?)

...

Terminei de lixar...
Agora é só temperar o metal. (sem querer, a lamina está afiada, até cortei do dedo, depois de pronta vou ter que limar o fio pra tirar o corte...) . A foto está com um pouco de ruido, falta de iluminação


-Foto tirada com flash, olha o reflexo




-
Inicialmente, fiquei com medo de temperar a lamina de maneira muito brusca, e acontecer um acidente (trincar lamina), portanto resolvi aquece-la ao máximo, coloca-la sob pressão e resfriar de modo não muito brusco; com um pano enxarcado de água, que eu tenho mais controle sobre a têmpera.
o resultado não foi Láa estas coisas, mas inclinou o suficiente.

-Churrasqueira nos fins de semana, forja nas horas vagas..


-Se encostar o dedo, será que machuca ? XD


- Lamina pendurada (coloquei pesos ai embaixo).



A lamina não inclinou muito. Já que ela quis inclinar isso, nao vou ir contra a sua vontade, hehe

Não deu pra fotografar eu passando água na lamina, pq estava sozinho aqui em casa.

Pois é. Comecei a fazer o cabo
Sem muita enrolação, o cabo consiste em um sanduíche de madeira onde a lamina é o recheio, isso com muita cola e 2 pinos de madeira.

- Os dois "pães" do sanduíche. Maderite de 1,5 cm.


- Vou usar este compensado de 0,6 cm (que por acaso eh a espessura da lamina) no recheio também


- Sanduiche de katana


- Coloquei o cabo metalico em cima e tracei o desenho da lamina, pra poder cortar no recheio de madeira


- Cortado e encaixado


- Note que o recheio de madeira agora está pregado, e colado


- Eu encaixando o a lamina no cabo


- Dois furos para passagem dos pinos. este pinos que realmente vão segurar o cabo


- Encaixei a lamina na "gaveta" e passei a furadeira pra coicidir os furos


- O outro "pão" sendo colado (essa cola ao fundo, pra trabalhar com madeira, usem SÓ ela, a qualidade dela é muito superior as concorrentes


- Muito peso e prensa pra secar


- Depois de seco, passo a broca denovo pra varar os dois "pães" o cabo


-Pino de madeira


-É bom que entre com pressão


- Feio demais né? Mas é isso mesmo, e amanhã vai ter muita plaina, serra tico-tico, estilete e lixa pra diminuir isso, arredondar as quinas e tirar o excesso de madeira.


Deu pra concluir que a bainha eh exatamente igual ao cabo? Porém sem pinos hehe.
Lixei um pouco o cabo hoje ja ta com uma empunhadura legal, da vontade de sair cortando tudo quando pego hehe.


Dá pra ver melhor como lixei, o saduiche quase virou um cilindro


Estou lixando a bainha aqui, não tenho fotos do processo porque é a mesma coisa do cabo. Ainda tem que lixar um bocado :




Pra quem achou que nao dava pra tirar ela da bainha!
Olha só o reflexo da lâmina no sol! hehehe, vou virar diretor de fotografia depois dessa!


Eita espadinha que dá trabalho, minha oficina virou uma sala de serragem, é só entrar que eu começo a espirrar...
Por enquanto é só, as próximas imagens já serão do acabamento com selador massa e tinta!
Quanto ao trançado do cabo, eu fiquei uns 40 min com uma fita e um pedaço de pau na mao tentando, um dia destes, até que uma hora EU CONSEGUI! hehehe, foi um ótimo exercício pro meu cérebro! hahaha,
Quando chegar lah eu coloco um gif animado do trançado

Após muita lixa até chegar na forma desejada, passei massa plástica nas falhas, nós e trincas da madeira. O cabo em especial recebeu muita massa pq dei uma lixada a mais sem querer numa região e quase estraguei tudo ehe,
depois de passar massa plástica e secar, peguei uma lixa presa em uma superfície plana (pedaço de madeira) e lixei as áreas com massa para nivelar. Após nivelado, usei uma lixa mais fina pra começar o acabamento em sí.

Depois de tudo bem liso, passei uma demão de selador de madeira. Este selador, como o próprio nome diz, sela a madeira contra umidade além de fazer arrepiar os fiapos soltos de madeira que seriam um grande problema na pintura. A maneira inteligente de usar o selador, consiste em diluir em thinner até ficar bem ralo e passar na madeira. Assim o selador penetra na e faz a madeira arrepiar bastante, depois de arrepiada, passa-se lixa para cortar os fiapos de madeira e uma nova demao de selador puro.
depois de selada, passa-se lixa Bem fina para polir a madeira (depois disso vem a pintura).

- Olha o tanto de massa no cabo, vou lixar até ficar redondinho, não vai ser difícil pois massa plástica lixa muito macio.


- Não fotografei o processo. esta é a bainha selada e lixada


- Olhem as regiões com massa, eram falhas da madeira. Aliás, essa madeira estava CHEIA de falhas


Dá pra ver que está bem liso ?


Estou tímido hoje, hehe ! ( Tamanho da bainha ! )


O desenvolvimento está mais lento agora, devo levar um tempinho pra pintar, pois pretendo usar pistola de tinta e eu não tenho, muito menos compressor de ar.

TRANÇANDO CABOS DE KATANA

Material:
- Fita de Algodão (use de preferencia um tecido grosso, pra dar um acabamento robusto)



-Cabo da katana (vou usar o ferro que sobrou da forja da lamina hehe)


Modus Operandi:
- Primeiro você enrola a fita no inicio do cabo bem apertado, de modo que ela firme sem precisar de nó. você pode passar uma cola no cabo pra ficar bem firme



-

- Olha que simples eu dobro a fita para que ela "pule" para baixo.


-Repito do outro lado...


- E vou fazendo isso até o final, sempre pra baixo.




No final, eu passo a fita sem dobrar. Agora vamos fazer o mesmo processo subindo
(quando tive essa ideia, me achei o cara mais inteligente do mundo hahaha)



-Subindooo...






Oh, acabou ! Simples como toda boa idéia !


Pra ajudar ainda mais, eis uns gifs:

-Começando a enrolar


-Iniciando a volta da fita:


-Finalizando:


Olha.. eu não sei falar exatamente como é em todas espadas. Ja que algumas usam um anel metálico pra segurar a corda, outras usam jóias e muitas começam e terminam o trançado na parte de baixo do cabo, assim, o final da fita é coberto com aquela proteçao metalica que fica no começo do cabo.

Eu recomendo que você cole com um pingo de super bonder pra firmar e depois molhe com a cola branca pra ficar forte.
Depois faça algum acabamento em cima, como um anel de couro ou metálico.
Outra coisa interessante que eu não falei, é que a maioria das Katanas possuem uma joia dentro do trançado do cabo. normalmente um brasão ou algo de valor para o espadachin.
Dentro da minha, vou colocar um cristal que a cibele me deu (que lindu.. hehe).

Um exemplo:


Estava sem câmera digital estes dias, então não deu pra postar imagens da pintura do cabo e bainha, mas foi bem simples.

A madeira já estava selada e lixada com lixa fina.
Limpei a madeira (pano úmido), pintei usando tinta branca com cortante xadrez roxo, coloquei muito pra ficar quase preto, acabou que fico preto mesmo heheh. Pintei com um pincel largo, diluindo a tinta um pouco em thinner (só pra não ficar muito pastosa).
O resultado poderia ter sido melhor, mas o Anime Festival é esse fim de semana, não deu pra caprichar muito.


Ainda faltam algumas coisas (acabamento dourado na ponta do cabo e da bainha, polir novamente a lâmina- acabamento dourado onde seria a guarda da espada, enrolar uns trapos brancos na bainha e fazer a capa da espada complete com veludo púrpura)

Fiz parte das ponteiras douradas da bainha e cabo. Este material é o papel paraná, um papelão muito duro parece uma madeira fraca).
A manha de modelar o papel paraná, é molhando ele com álcool e ir dobrando com cuidado, firmando com cola, no final fica bem duro.

Cortei uma tira do papel paraná e passei álcool pra "amolecer". Dobrei em volta do cabo e colei com cianocrilato (conhecida como super bonder hehe)


Depois de coladas com super bonder, colei as peças em uma chapa com cola branca pra fazer o fundo. é só cortar essas laterais e acabar com lixa (PAPEL PARANÁ ACEITA MUITO BEM A LIXA)


Tambem fiz minha primeira obra de costura hahaha, peguei o tecido e costurei a capa da espada sem desenhar mesmo . Afinal, é só um saco de veludo com uma linha na ponta.
Pra primeira peça fico até legal (eu achei) ehhe.


Cordõezinhos bonitinhos.^^


Capa com a espada dentro


A ANTIGA TÉCNICA DE FAZER TINTA DOURADA!

Ponteiras prontas, não lixei muito porque depois vou fazer umas ponterias de verdade, de bronze talvez.



O papel paraná depois de colado fica até bem rígido


Goma laca - Custou R$2,20 este pote
Purpurina - R$1,50 (purpurina é fina, não pega gliter! A purpurina de verdade é mais fina que farinha de trigo)


Duas colheres de sopa de goma laca para 1 colher de chá de purpurina. (ESTA TINTA RENDE MUITO! não desperdice!) Eu fiz com nessa quantidade exata e sobrou quase toda a tinta, poderia ter feito metade que ainda sobrava.
Note que caiu uma pitada da purpurina dentro da laca, e olha como ficou.







É dourado de verdade, fica como a tinta em spray, com a vantagem de render muito, e existem vários tons de purpurina dourada nas lojas. (este tom eh purpurina "ouro velho")









Como informação adicional, algumas fotos do desenvolvimento do kimono da Maya:

by TSUKAWAII:

Vamos considerar que são fotos tiradas de celular e outra, esse é meu primeiro cosplay que faço em todos os sentidos, primeiro cosplay, primeira aventura na maquina de costurar até que nao está tão mal assim rs .Ainda estão faltando as "florzinhas" massss ainda não está pronto nao é? rs

A imagem de referencia rs tem muito mais pano, tem muito mais altura e muito mais peito do que o meu T_T


Hoje fizemos as Sakuras que ficam presas no Kimono. Como foi dito antes, fizemos com tinta de tecido usado técnica de Stencil.
Ainda não esta pronto, mas já dá pra ter uma idéia.

Aplicando stencil da folha verde com um algodão molhado de tinta



Produção em série:


Stencil das pétalas:








A Peruca ai, Comprada a 25 reais, ainda não cortada. (nacional, não presta mas dá pra brincar)
Essas fotos foram tiradas com um celular, por isso tá uma porcaria. XD

Eu comprei ela na Cestari perucas mesmo ... bom como fdisse ai em cima ela não é grandes coisas mas dá p/ brincar um pouquinho, hehehe a foto ficou estranha porque eu nem arrumei meu cabelo debaixo dela ... bem se você quiser ver o site da moça é http://www.perucascestari.com.br/ acho que ela vende peruca com fio importado acho que é melhor (essa minha ai é nacional) hehehe ´proximo cosplay meu vou usar a melhor peruca .... meu cabelo!



E agora, o cosplay completo, Tsukawaii de Maya Natsume e a katana:




Tutorial por THIAGO SCALZO, TSUKAWAII E...


...
A LAGOSTA DO THIAGO, QUE FICOU OBSERVANDO TUDO ! XD

Postado por JEFF DUCK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas