Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

DESENVOLVENDO PRIMEIRO COSPLAY

Objetivo do tópico:
Auxiliar cosplayers novatos com suas dúvidas mais freqüentes, para evitar flood na seção de dicas. Então, antes de criar um tópico, dê uma lida nesse tutorial. Foi feito com carinho por:

http://expoanimecaririgrupoakatsuki.webnode.com.br

Recomendo e muito um ótimo site aproveitem ;]


Índice:

Escolhendo um personagem
Organizando o cosplay
Roupas
Acessórios
Cabelo
Maquiagem
Colocando o cosplay

Escolhendo um personagem:

Recomenda-se que escolha um personagem que você goste e de identifique. Alguns podem dizer que avaliar o tipo físico do mesmo, comparando-o com o seu é importante. Mas em geral, escolha o personagem que mais te agradar e que se sentirá melhor vestido dele.
Caso esteja em dúvida, temos o tópico do Desafio Scoppa, aonde você poderá dar e receber dicas de cosplays. Outra dica e ver em comunidades de anime no orkut, os tópicos do tipo “Com que personagem a pessoa acima se parece?”.
Outra dica é colocar suas caracteristicas no Anime Character Data Base e ver o que sai! :]

Organizando o cosplay

Depois do personagem já escolhido, pesquise o máximo de imagens que puder de referencia. Principalmente de frente e costas. Usar fotos de outros cosplayers como base também é uma ótima idéia.
Fontes de pesquisa de imagens:

Deviantart
Photobucket
Google imagens
E-shuushuu
Cosplay.com
Cosplay Lab


Com imagens em mãos (no pc, no caso) é a hora de começar, efetivamente seu cosplay! \o/

Primeiramente, analise todo que precisará: Roupas, sapatos, perucas, lentes de contato.
Coloque numa lista, separando o que será comprado, mandado fazer ou feito por você mesmo.

No caso se roupas como calças, camisas, sapatos, você poderá encontrar em lojas de roupas normalmente. Porem, a maioria das roupas, como saias, casacos e etc, você não encontrará. O que fazer? Ai que entra a costureira.
Antes de se desesperar, pergunte a sua mãe/avó/tia/mulher mais velha da casa se ela conhece alguma costureira. E sim, provavelmente ela conhecerá.

Caso não ocorra, pesquise no seu bairro, com outras pessoas que já fizeram cosplay da sua cidade, etc. Dica importante: Ao contratar uma costureira, peça pra ver alguma outra roupa que ela já tenha feito. Leve imagens e expliquei muito bem o que você quer. Se puder, vá à casa dela ver o que ela está fazendo sempre que puder.
Breve descrição sobre os tecidos mais usados:

Oxford:
Tacido barato, sem brilho, usado geralmente pra uniformes e trajes sociais.

Vinil
É um tecido mais pesado que o Oxford, ele se parece um um tipo de couro menos denso e mais brilhante, muito usado para bolsa, corpetes, botas e acessórios Visual Kei.

Cetim
é um tecido bem macio e leve, bom para usar em partes do cosplay que devem esvoaçar. O único problema dele é que, em algumas ocasiões, a cor fica fora da original do personagem, pois o cetim tem um certo brilho perolado. Mesmo o verso do cetim, que é menos lustroso que o anverso, reflete bastante a luz.


Malha
é um tipo de tecido feito com fios entrelaçados que, por isso, é mais forte que os outros tipos de tecido. A maioria das camisas comuns (aquelas vendidas em eventos) são de malha, dando uma idéia de como é o tecido. Acredito que para personagens que usam camisas/camisetas a malha é uma boa opção, mas em peças maiores ela pode esquentar e dar uma sensação pesada demais, sendo melhor usar um tecido como o Oxford.
Exemplo de cosplay provavelmente feito de malha

Courino
ideal para fazer peças que originalmente são de couro, já que ele é bem mais pesado e difícil de costurar.


Veludo
Tecido relativamente caro. Ele é bem pesado, no estilo "camursa", meio peludinho. Cai bem em vestido do estilo Vitoriano, bem glamurosos e tem um aspecto e toque bem bonito.

Existem também lojas especializadas em cosplay, aonde você poderá comprar cosplay pronto, alem de acessórios e etc.
Listas de lojas

Acessórios:

Os acessórios de cosplay, como espadas e báculos dão um toque muito especial e único. Eles podem ser feitos por você mesmo com materiais que você tem em casa, comprados ou feitos sob medida.

No caso de katanas simples, você pode encontrar na Liberdade ou lojas japonesas da sua cidade mesmo. Caso queira algo mais complicado, como espadas gigantes e armaduras, você tem duas saídas:

Fazer você mesmo! De preferência com materiais que você acha em casa, como papelão, isopor, madeirite, compensado...
Outra saída é recorrer a lojas especializadas e cosmakers.

A organização é a base de tudo! Organize-se com antecedência para não ter surpresas depois, principalmente na parte financeira.

Cabelo

Quem não sonha em ter cabelo de anime?
Para fazer um cosplay, normalmente temos que mudar o cabelo para se adequar ao personagem. Lembra das imagens que você pesquisou no inicio do cosplay? Então, agora você terá que leva-las a cabeleireira para que ela te deixe mais parecido com ele possível. Caso queria pintar com cores fortes e “animisticas”, como roxo, rosa ou azul, estão disponíveis em perfumarias a tinta Jeans Colors, também disponíveis nas lojas.

Caso pintar não seja possível, a solução mais comum é usar perucas!
Elas podem ser encontradas desde em lojas especializadas no ramo até em diversas lojas de bijuterias.

Maquiagem
Alguns personagens exigem maquiagem no rosto e corpo. Você pode procurar em lojas de cosméticos lápis coloridos próprios para o rosto e pedir ajuda de alguém pra te maquiar. Existem também os pankakes, encontrados em várias cores, inclusive azul e verde. Não se esqueça de adquirir também um demaquilante, ou seja, um líquido especial que tirará a maquiagem da sua pele.
Antes de usar qualquer cosmético, veja se na sua composição não há nada que você seja alérgico e faça um teste no cantinho do rosto e/ou braço, pra conferir se não há irritação. Isso também é válido pra tintas de cabelo


Colocando o cosplay
Se você for ao evento de trasporte publico ou a pé por longes distancias, evite ao máximo ir usando o cosplay. Ele pode amassar ou ser danificado no trageto. Se caso optar por ir fantasiado mesmo assim, seja discreto e não importune as pessoas. Provavelmente, elas não sabem o que é cosplay, e acharão que você é doido. Não dê certeza a elas. Se for preciso, seja gentil e explique o hobie aos curiosos.

Ao se trocar no evento, peça auxilio a um amigo. Se for pre apresentar, use as trocadores da Area Cosplay, geralmente são maiores e tem espelhos. Se for usar peruca ou maquiagem, lembre-se de coloca-las por ultimo.


Leia mais: http://expoanimecaririgrupoakatsuki.webnode.com.br/products/para-seu-primeiro-cosplay/
Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br

Fica ai a dica para os cosplays iniciantes não deixem de comentar como foi o primeiro cosplay de vocês

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas