quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

POLYBIUS A LENDA

0309_polybius1
Criado apenas para arcade, este jogo virou uma lenda urbana (não no Brasil, aqui pouco ou nem sequer se ouviu falar dele)virando uma espécie de arcade cult e extremamente raro.
Muitas historias sobre esse jogo são contadas, não é possível saber o que é real ou o que é inventado, mas mostraremos algumas informações aqui reunidas.

Não existe prova material de que esse jogo existiu, apenas certos testemunhos.
A historia diz que em 1981, uma tal produtora Sinneslöschen (Em alemão que dizer algo como “inibidor de sensorial”) da qual nunca se soube ter produzido algum jogo além desse. Apenas algumas remessas dos arcades foram enviadas para a cidade de Portland, Oregon (EUA)
O jogo consiste eu uma coisa bem psicodélica com som repetitivo, onde ao invés de você controlar a nave que atira nos objetos que saem de um turbilhão no meio da tela você controla o próprio turbilhão , utilizando apenas joystick e um botão. Visualmente o jogo é uma tremenda bagunça visual.
Os gráficos são coloridos ao extremo pra nenhuma bandeira gay botar defeito, Além de dores de cabeça (eu tive isso quando vi o vídeo) dizem causar ataques epiléticos(como pokémon??).
Até ai nenhuma novidade, um jogo chato, sem sentido e cheio de polígonos como a maioria dos jogos da década de 80. Até o jogo de arcade TEMPEST (ATARI) era famoso por causar ataques epiléticos.
Tempest, outro jogo que dava "problemas" epiléticos...
Tempest, outro jogo que dava "problemas" epiléticos...
Um mês após a distribuição das maquinas um jovem morreu vitima de um ataque epilético, a morte logo foi ligada ao fato do garoto ser um jogador do jogo. Depois disso os arcades foram recolhidos e nunca mais foram vistos.
Mas a parte mais interessante começa agora:

As pessoas que relataram terem jogado esse jogo diversas vezes descreveram ter sofrido sintomas que coincidem com de outros jogadores. Os sintomas variam desde enjôos e vômitos, até coisas mais graves como pesadelos, ataques epiléticos e tendência de suicídio. O fato mais curioso, é que apesar de o jogo ser uma porcaria generosamente falando, a medida que se ficava exposto à maquina, mais o jogador se sentia atraído por ela. E uma vez saciada a vontade de jogar, o jogador sentia uma repulsa por todas as outras formas de vídeo game, sendo incapaz de jogar em um fliperama de novo. Além disso, progressivamente a pessoa ia sofrendo de perda de memória e que ia se agravando cada vez mais.
Uma das imagens do jogo (psicodélico não?)
Uma das imagens do jogo

Com todo esse Contexto, não demorou pra surgir teorias de conspirações entorno disso tudo.
Os donos de estabelecimentos aonde haviam sido instalados polybius e alguns dos jogadores asseguravam que o local era constantemente visitados por homens de preto (MIB) que colhiam informações sobre as pontuações e ajustavam as configurações da maquina. Diziam que esses supostos homens de preto tinham alguma ligação com experimentos realizados pelo governo. Outra versão diz que estava ligado com projetos da União Soviética (guerra fria, sabem como é né?)
Outra Lenda dizia sobre a existência de um menu que era ativado para escolher os danos que seriam causados aos jogadores.
Menu interativo!
Menu interativo!
As mensagens “embutidas” na maquina diziam que era possível ouvir uma mulher dizer “porque você me machuca?”, mensagens subliminares passavam tão rápidas que eram impossíveis de ler, e imagens demoníacas apareciam mas só era possível vê-las se você olha-se de lado, ao focar a visão no centro da imagem ela simplesmente desaparecia.
A década de 80 foi cheia de teorias de conspiração devido a guerra fria. Por esse motivo, muita gente acreditava
que polybius era um experimento que foi feito pra controlar as massas ou realizar testes no cérebro humano. Hipnotismo, Controle da mente, Sexto sentido… Nos anos 80 tudo era bem estranho…
Bandeira gay?? quase.... Mas isso pode te deixar maluco!!!
Bandeira gay?? quase.... Mas isso pode te deixar maluco!!!
A maquina faz uma singela paticipação em um dos episódios de Simpson. Sua aparição ocorre quando Bart vai à loja de arcade no shoping abandonado da cidade.
Destaque para a frase “Property of U.S. Government” na máquina.
Olha a danada ali do lado....
Olha a danada ali do lado....
A verdade por trás desse jogo talvez nunca seja esclarecida, conversas de locadora sempre são aumentadas quando passada de pessoa pra pessoa, por isso talvez os relatos sobre polybius sejam apenas ficção. A paranóia coletiva com a guerra fria pode ter contribuído para a “ligação” do governo com o jogo criando essa que é uma das maiores lendas urbanas sobre videogame.
R.I.P
Agora não dúvido que um jogo asim realmente tenha existido.... naquela época nas guerras valia de tudo então controle da mente era ums boa opção e para isso precisariam testa-la de alguma forma ou até mesmo saber como as pessoas reagiriam .... lenda ou não ... vai de você acreditar....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Otakus, Nerds, Gamers e Geeks online no momento...