Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 5 de junho de 2012

GODZILLA


Godzilla (Gojira) é o maior monstro gigante, na minha opnião, fictício interpretado por um ator fantasiado (suitmation) que apareceu em filmes japoneses. Ele foi visto pela primeira vez em 1954 no filme "Godzilla", produzido pela nossa adorada Toho Film Company Ltd. Até o momento, Toho produziu 28 filmes sobre Godzilla.


Em 1998, a TriStar Pictures produziu uma nova versão situada na cidade de Nova Iorque, com o monstro redesenhado e chamado de Zilla que não tem nada haver com o original.




Godzilla foi uma criação do produtor Tomoyuki Tanaka, do diretor Ishiro Honda, do mago dos efeitos Eiji Tsuburaya (que mais tarde viria a ser o pai da família Ultraman), e do compositor Akira Ifukube.
Godzilla é a personificação do medo das armas nucleares. Criado por uma explosão nuclear, seu imenso tamanho, força, terror e destruição evoca a fúria das bombas atômicas soltadas em Hiroshima e Nagasaki. No transcorrer da série, o grande monstro se desenvolveu como um personagem com características de um vilão ou às vezes como herói coisa que nunca entendi pois uma hora ele salvava o japão e outras tipo: "há to fazendo nada vo destruir cidades..."


Para muitas pessoas em todo o mundo, Godzilla é um aspecto característico da cultura popular japonesa, vocês mesmos já devem ter visto desenhos ou outros filmes que sempre aparece um monstro gigante a pessoa fala godzilla rs. Ele ainda é um dos monstros mais reconhecidos no mundo, apesar da sua popularidade ter enfraquecido ao longo dos anos. Godzilla remanesce como uma importante faceta dos filmes japoneses incorporando "kaiju", ou monstro gigante, no gênero tokusatsu ou seja de um jeitu ou de outro nunca conseguem enterrá-lo.


Nos filmes japoneses, Godzilla é retratado como um dinossauro gigante com escamas cinzas e ásperas, um poderoso rabo e várias barbatanas dorsais. Sua origem varia de um filme para o outro, mas é quase sempre descrito como uma criatura pré-histórica e seus primeiros ataques ao Japão têm ligações com o início da Era Atômica. Em particular, a mutação causada por radiação atômica—fúria liberada pelo homem dividindo os átomos—é apresentada como uma explicação para seu grande tamanho e poderes estranhos. A aparência de Godzilla foi inspirada por várias espécies de dinossauros. Especificamente, ele tem o corpo de um tiranossauro, os longos braços de um iguanodonte e as barbatanas dorsais de um estegossauro ou seja seria a melhor das misturas.


Godzilla chegou nos EUA pela primeira vez em 1956 no filme "Godzilla, o Rei dos Monstros", uma americanização do original "Godzilla" no qual novo roteiro e novas cenas estreladas por Raymond Burr como o repórter Steve Martin foram acrescentados, criando-se um antecedente que seria feito anos mais tarde com produções da Saban Entertainment "Power Rangers" e "Masked Rider" e mais a frente teriamos a discussão entre Godzilla americano e Godzilla original kem ganharia?... nessa resposta estaria no filme "Godzilla final war" que por acaso eu tenho!!! \o/ e recomendo para os fãs.


Godzilla agora com mais de 50 anos e com 28 filmes e + o filme americano sua inspiração está no filme norte-americano O monstro do mar (Beast from 20.000 fathoms, de 1953)
Aqui vão pra vocês os títulos dos filmes:


Godzilla (1954)
Godzilla Raids Again (1955)
King Kong Vs. Godzilla (1962
Godzilla vs. Mothra (1964)
Ghidrah, o monstro de três cabeças (1964)
Godzilla vs. Monster Zero (1965)
Godzilla vs. o Monstro do Mar (1966)
Filho de Godzilla (1967)
Destroy All Monsters (1968)
Godzilla's Revenge (1969)
Godzilla vs. Hedorah (1971)
Godzilla vs. Gigan (1972)
Godzilla vs. Megalon (1973)
Godzilla vs. Mechagodzilla (1974)
Terror de Mechagodzilla (1975)
Godzilla 1985 (1985)
Godzilla vs. Biollante (1989)
Godzilla Vs. Godzilla vs. King Ghidorah (1991)
Ghidorah King (1991)
Godzilla e Mothra: The Battle for Earth (1992)
Godzilla vs. Mechagodzilla II (1993)
Godzilla vs. Spacegodzilla (1994)
Godzilla vs. Destoroyah (1995)
Godzilla (1998)
Godzilla 2000: Millennium (2000)
Godzilla vs. Megaguirus (2000)
Godzilla, Mothra, King Ghidorah: Giant Monsters All-Out Attack (2001)
Godzilla Contra Mechagodzilla (2002)
Godzilla: Tokyo SOS (2003)
Godzilla: Final Wars (2004)


Godzilla não só rendeu uma mega continuação de filmes como também Desenhos, Quadrinhos e até Games...


 


 




Dentro da cronologia japonesa, houve muitos Godzillas, com variações de tamanho e poder. O primeiro morre no filme original, sendo seguido por outros que sucumbem apenas para que se descubra que aquele não era o último da espécie, Godzooky ou filho de Godzilla, entretanto, não foi o único bebê-monstro a dar as caras, pois, no cinema japonês, outros filhotes apareceram, como Minira e Little Godzilla, crias não de Godzilla que todos sabem é macho, mas da mesma raça pré-histórica fictícia que o originou.

 


CURIOSIDADES

No programa de televisão emitido no canal Cartoon Network, Skunk Fu no episódio Arte de controlar os sonhos Skunk transforma-se numa criatura parecida com o Godzilla e às vezes ouve-se o seu rugido de marca e os Macacos Ninja fundem-se num gorila gigante que lembra muito King Kong, por isso parece uma homenagem ao filme King-Kong VS Godzilla.


Godzilla ja brigou com o king kong uma bela luta. As coisas ficaram meio desiguais para Godzilla já que diminuiram seu tamanho e aumentaram a de King Kong. A altura oficial era 50 metros, mas ele passou por um surto hormonal na última meia década e hoje tem por volta de 100 metros, de acordo com dados oficiais de sua produtora, Toho. King Kong originalmente tinha 50 metros mas no original mesmo tinha por volta de 10 metros...vai entende o que acontecem com esses monstros...


 

Seu "pai" é o produtor Tomoyuki Tanaka, que inventou o roteiro deGodzilla (1954) num vôo entre a Indonésia e o Japão, depois que os planos de filmar um grande épico sobre a Segunda Guerra Mundial deram em nada.


2004 godzilla fez 50 anos fizeram uma estrela dele na calçada da fama.


Um dublê vestido com um traje de borracha interpretou o bichão no filme. As cenas também usavam maquetes da cidade de Tóquio (Japão).


A grande fonte de inspiração de Tanaka foi o filme O Monstro do Mar(1953). Nele, um dinossauro congelado volta à vida graças a uma série de testes nucleares.
Na década de 1970, os estúdios Hanna-Barbera produziram uma versão com o monstrão boazinho, que ainda tinha a companhia de um filhote, Godzuque. Apenas em 1984 a imagem de Godzilla foi remodelada e ele voltou a ser tornar um perigo.

Godzilla (1998) mostra o lagartão como um descendente do Dragão de Komodo, uma espécie de lagarto que vive na Ilha de Komoto, na Indonésia. Ele vai à Nova York à procura de um lugar para botar seus ovos. Os fãs do monstro não gostaram da versão e a apelidaram de GINO (Godzilla In Name Only, que quer dizer Godzilla só no nome).


Para impedir isso, três monstros sagrados protetores surgem para proteger o país: Mothra, Baragon e King Ghidra.
Estes três bichões são mostrados como criaturas que apareceram nas lendas antigas e que foram mantidas vivas na tradição popular.
Baragon, por exemplo é um koma-inu (estátuas de animais sagrados que guardam as entradas dos templos japoneses). King Ghidra aparece nas lendas como sendo o Yamata no Orochi (o dragão de oito cabeças de uma famosa lenda japonesa).


Em 1954, Akira Ifukube começou a compor a trilha de um filme que se tornaria uma série, além de um   signo eterno associado ao seu trabalho como compositor. Trata-se de ‘‘Godzilla’’ (aka Gojira) uma espécie de dinosauro cinza (não verde) gigante que teve quatro pais-criadores: o diretor Ishiro Honda; o produtor Tomiyuki Tanaka; o diretor de efeitos especiais Eiji Tsubaraya; e o criador da “voz’’ de Godzilla, Akira Ifkube, compondo toda uma saga musical para este magnífico monstro. Os sons do rugido e do andar de Godzilla também foram criados por Ifukube, assim como uma série de situações que acabavam por levar o público a identificar e associar determinados elementos musicais à figura do dinossauro. Alguns fãs consideram Ifukube não apenas o criador da “voz” de Godzilla, mas o criador da própria personalidade do monstro, devido ao impacto das músicas em suas fantásticas trilhas. Todas as 12 trilhas foram importantes, é claro, e todas tiveram temas musicais marcantes que foram repetidos muitas vezes, representando situações, comportamentos, e sentimentos expostos na série.

Godzilla também foi produzido como histórias em quadrinhos, inclusive uma série da Marvel Comics de autoria de Doug Moench publicada entre 1977 e 1979 e que fazia parte da continuidade principal da editora. Mais recentemente a Dark Horse lan çou novas histórias. No ramo das animações, não foram poucas as aparições do grandão (seja como sátira em Os Simpsons ou como protagonista em desenhos animados da Hanna-Barbera ("The Godzilla Power Hour") e Adelaide Productions ("Godzilla The Series").


Todos os filmes do Godzilla foram filmados usando a boa, velha e já tradicional técnica suitmation (onde os atores se vertem de monstros e lutam em maquetes gigantes). Os bonecos são feitos de látex retardante de incêndio, o que evita queimaduras de seus manipuladores. Os dentes são feitos de madeira e resina. O manipulador pode ver através dos buraquinhos no pescoço do boneco. Cabos e baterias são instalados nos bonecos para a movimentação do rosto. Fios de náilon usados por manipuladores assistentes movem o rabo. Os rugidos do Godzilla, que são suas marcas registradas, foram feitos por Akira Ifukube tocando um contrabaixo com um objeto de borracha.

Deixo aqui também um vídeo da orquestra tocando uma música que seria a marca registrada de Godzilla vale a pena ver...


Lógico também um vídeo dos mais de 50 anos de destruição de Godzilla curta ai:

2 comentários:

  1. Gostei bastante do site,bem legal,
    mas vocês sabem onde eu faço download do filme Godzilla 2000: Millennium?
    eu não achei em lugar nenhum
    se acharem deixem o link por favor
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Depois de muito tempo voltei ao blog e godzilla millenium eu tenho só não lembro onde baixei
    mas tenta nesse aqui
    http://www.tokufriends.net/forum/index.php/topic,1431.msg13452.html?PHPSESSID=d90994a457cc69c97ed37505ca2bc49b#msg13452

    ResponderExcluir

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas