domingo, 8 de agosto de 2010

ARTES MARCIAIS


Quen nunca na vida quis lutar alguma coisa ou para auto-defesa, auto-controle ou mesmo para manter o físico em dia ? e quem nunca assistiu a um filme de Karate kid, Bruce lee ou de samurais? Resolvi então pesquisar um pouco mais e trazer um pouco de artes para cá também. Bem como vi que essa matéria seria grande D= resolvi falar de algumas somente e resumidamente. ”Não existem registros escritos precisos sobre a origem das artes marciais, no entanto, acredita-se que elas tenham suas raízes mais remotas na Índia, há mais de dois mil anos atrás. Há indícios de que nessa época tenha surgido a primeira forma de luta organizada, chamada de Vajramushti, que seria um sistema de luta de guerreiros indianos. A história das artes marciais começa a tomar uma forma mais concreta a partir do século VI, quando no ano 520 A.D. um monge budista indiano chamado Bodhidharma foi o 28º patriarca do Budismo e é o criador da doutrina Zen. Chamado de Daruma Taishi pelos japoneses e de Ta Mo pelos chineses, Bodhidharma nasceu no Sri Lanka, Índia, no ano de 500 d.C.. Terceiro filho de um rei brâmane, desde cedo dedicou-se à vida monástica. Aproximadamente em 520 d.C., ele viaja para a China para pregar seus ensinamentos, que foi chamado de Ch'an, em chinês, e Zen, em japonês, pernoitando nos templos que encontrava pelo caminho e pregando sua doutrina aos monges ou a quem quer que fosse. Depois de ter perambulado por boa parte do território chinês, o destino o conduziu ao Templo Shaolin, localizado na província de Honan. Diz à lenda que, ao penetrar no velho mosteiro, Bodhidharma deparou-se com a precária condição de saúde dos monges, fruto de sua inatividade. Foi então que ele iniciou os monges na prática de uma série de exercícios físicos, ao mesmo tempo em que lhes transmitia os fundamentos da filosofia Zen, com o objetivo de reabilitá-los tanto física quanto espiritualmente.

No Zen, o estado mental, a concentração e a não-lógica são importantes aspectos ensinados. As Artes Zen se baseiam nestes e outros princípios da doutrina, enfatizando-os em atividades do cotidiano. Atividades feitas comumente foram assim enriquecidas e valorizadas, a ponto de se modificarem o suficiente para acabarem se transformando em artes.
É importante notar aqui que as Artes Zen não são as mesmas que as artes conhecidas pelos ocidentais. As pinturas e esculturas encontradas nos museus, por exemplo, não se baseiam nos mesmos princípios que as artes Zen; elas possuem naturezas diferentes e, portanto, pertencem à classificações diferentes. Dentre as artes Zen encontram-se a cerimônia do chá (Chadô), a pintura (Sumiê), a caligrafia (Shodô), o arranjo de flores (Kadô) e as Artes Marciais.
As Artes Marciais são artes Zen que cultivam os princípios desta doutrina na forma de lutasAs profundas ligações entre as artes marciais e as filosofias orientais são incontestáveis; são visíveis nas reverências e nas atitudes dos seus praticantes.
Exemplos de artes marciais Zen são o Caminho do Arco, o Caminho da Espada e o Caminho das Mãos Vazias. As artes marciais cultivam principalmente a mente e o espírito, mas não se pode esquecer que elas também devem oferecer formas eficientes de auto-defesa.
Neste ponto, pode-se observar que as Artes Marciais foram criadas no Oriente e que não são simplesmente uma forma de luta. Há atualmente muitas lutas e lutadores que são chamados erroneamente de artes e artistas marciais. Deve-se saber distingüir as diferenças que há entre eles. Nem todos aqueles que lutam são artistas marciais, e nem todas as lutas (principalmente ocidentais) são artes marciais. Como disse um mestre: "Arte marcial sem filosofia é simplesmente briga de rua.". Então já sabem não é qualquer um que da socos e pontapés que sabe a arte marcial em si. Uma coisa que aprendi com um dos mestres que tive contato é que ao entrar no tatame é que a cor da faixa não irá significar que ele irá ganhar devocê facilmente, mas que a faixa é somente para amarrar o quimono e que a arte de um ou outro é inferior a que está estudando. Deixo agora alguns exemplos de artes que conheço por aqui resumidas:

Karate

O caratê / karate (português brasileiro) ou karate / carate (português europeu) em japonês, karate, ou karate-do, "caminho da mão vazia", é uma arte marcial japonesa, desenvolvida a partir do kenpo chinês (em particular o kung fu da China meridional) e de métodos autóctones de lutas das ilhas Ryukyu. O caratê é predominantemente uma arte de golpes, como pontapés (chutes), socos, joelhadas e cotoveladas e golpes com a palma da mão aberta. Bloqueios de articulações, lançamentos e golpes em áreas vitais também são ensinados, dependendo do estilo. Um praticante de caratê é denominado "carateca" ou "karate-ka".

O caratê é uma forma de budo caminho marcial, enfatizando as técnicas de percussão atemi waza (como defesas, socos e chutes) ao invés das técnicas de projeções e imobilizações. O treino de caratê pode ser dividido em três partes principais: Kihon, Kata e Kumite.

Kihon "fundamentos" é o estudo dos movimentos básicos. Kata "forma", "padrão" é uma espécie de luta contra um inimigo imaginário expressa em seqüências fixas de movimentos. Kumite "encontro de mãos" é a luta propriamente dita. Em sua forma mais básica é combinada (com movimentos predeterminados) entre os lutadores para, posteriormente, alcançar o jyu kumite (combate livre ou sem regras). A forma desportiva, ou combate com regras, é conhecida como Shiai-kumite.
Imagem retirada do filme Karatê Kid

Kung-Fu
O Kung-Fu é originário da China e nasceu da necessidade de sobrevivência dos antepassados na luta contra animais ferozes e contra inimigos. Conta a lenda que certa vez, um monge chinês -Ta Mo - subiu numa montanha e se pôs a contemplar o movimento dos animais, as posições que tomavam para a luta e a maneira como se defendiam dos ataques. Observando tais movimentos, desenvolveu um trabalho de adaptação desses animais para o homem, estruturando-os de acordo com as possibilidades físicas do homem. Assim nasceu o Kung-Fu, como chamam os ocidentais esta luta chinesa. Esta arte marcial milenar vem orientando as pessoas, bem como ajudando os jovens a se direcionarem em disciplina, respeito com os colegas.
Imagem retirada do filme Jogo da morte do Lendário Bruce Lee

Bojutsu

Bojutsu que em português significa literalmente "arte ou técnica do bastão", é uma arte marcial japonesa. Em particular, em artes marciais japonesas, costuma-se usar o rokushaku-bô, o bastão de seis shaku, correspondendo a 181,8cm. Existem vários estilos de bôjutsu que foram transmitidos até hoje. A madeira, natural ou polida e em todas as formas possíveis tem sempre servido ao homem na implementação de sua capacidade de luta. Ela proporciona, senão o primeiro, certamente um dos primeiros materiais usados pelo homem na manufatura de armas mortais.
Por causa do fato delas serem comparativamente menos perigosa para a prática que uma lâmina, o bastão e várias outras armas de madeira eram usualmente utilizadas em dojo de treinamentos de escolas de bujutsu, onde as técnicas de armas longas e espadas eram ensinadas. Com o tempo, os uso relativo das armas de madeira se desenvolveu tão bem que, o combate real usando o bastão ou a espada de madeira, foi engajado por guerreiros (mesmo em auto-defesa contra um injusto e potencialmente letal ataque estando o adversário armado ou não).

Um dos métodos particulares no uso do Jo ou Bo é um que é praticado nos dias atuais, não tanto quanto arte real de combate - Jojutsu - mas com as disciplinas que emprega a forma do Jodo. No kaze no Ryu Bugei tanto o Jo quanto o Bo possuem em sua particularidade a preservação da sua forma inicial, ou seja, na prática de artes de guerra (jojutsu e bojutsu).
Imagem retirada de dragon ball evolution VoVô Gohan

Kenjutsu


Kenjutsu, que significa "a arte da espada" é uma expressão clássica de artes de espada japonesa (ou Koryu ), em particular aquelas que são anteriores à Restauração Meiji . Às vezes é usado mais genericamente para designar qualquer arte marcial, que faz uso da espada japonesa .

As atividades desenvolvidas exatamente quando se pratica kenjutsu varia com a escola, mas geralmente incluem a prática de técnicas de base ( kihon ), sem adversário e técnicas, onde duas pessoas emparelhado kata (com ataques em pleno contato com alguns estilos).

Historicamente, as escolas integradas sparring sob uma variedade de condições, o uso de madeira sólida bokuto ao uso de espada de bambu ( shinai ) e armadura ( bogu ). Nos tempos modernos, sparring de esgrima japonesa é mais fortemente associada com Kendo .

Imagem retirada do filme O último Samurai

Bom pessoal essa matéria será curta pois como jah disse são muitas artes marciais que só te uma idéia? saca só:

Brasil

Ami-jitsu Capoeira Cap Shock Equi-do Brazilian Jiu-Jitsu Juatedo Kata Shubu do Ryu Kildo Kombato Luta Marajoara Maculele Morganti Ju-jitsu Salamandras "Guerreiros do fogo" Shobu-ryu Sistema Manguachi de Kung Fu TaiyandoLop Kuen Do SeiwakaiUru-can do Brasil Heian-dofer kwon do kwon jutsu

China
Wushu e Kung fu (Gong fu) - termos genéricos para designar as artes marciais chinesas Neijia e Waijia- sistemas internos e externos Nei kung - Arte Marcial Filosófica Bafaquan - Oito Métodos Baguazhang (Pa Kua Chang) - Palmas dos Oito-Trigrams Bajiquan - Punho Oito Extremos Bak Mei ou Pak Mei (Sobrancelha Branca) Black Tiger Kung Fu Tigre Negro Chaquan - Punho Cha Choy Gar Punho de Rato Choy Lay Fut Ditangquan - Ground-Prone Fist, Ground Tumbling Boxing Yingzhaoquan - Garra de Águia Emeiquan (O Mei Ch'uan) Fanziquan - Punho Overturning Fei Hok Phai - Estilo da garça voadora Cinco Ancestrais Gou Quan - Punho de Cão Grou Branco Fujian Hou quan - Punho de Macaco Hua quan - Punho Hua Hung Fut - kung fu estilo Hung e Buda Hung Gar Hu Quan - Punho de Tigre Jow-Ga Kung Fu - Estilo da família Jow Lau Gar - Estilo da família Lau Leopard Liu Seong Kuntao (ou Liu Seong Gung Fu, ou Liu Seong Chuan Fa) Liuhe Bafa (Liu He Pa Fa, Lok Hup Ba Fa) Seis Harmonias, Oito Métodos Long Quan Punho do Dragão Louva-a-Deus do Norte Louva-a-Deus do Sul Luohan Quan - (Boxe Arhat) Mei Hua Quan (Punho Flor de Ameixeira) My Jong Law Horn Nan Quan Paochui - Soco canhão Piguaquan - Punho Chop-Hitch Quan fa - Princípios do Punho Shaolin do Norte Long Fist Kung Fu Shaolin Nam Pai Chuan Shaolin Quan Suai Jiao Shen She Chuen - Punho da Serpente Sagrada She quan - Punho de Serpente Tai Chi Chuan (T'ai Chi Ch'uan, Taijiquan) Tantui Tien Shan Pai Tong bei quan - Punho atravessa costas Wing Chun Wudang Quan Xingyiquan (Hsing-i Ch'uan) Yau Kung Mun Yiquan (I Ch'uan) Zui Quan - Punho Bebado

Japão

Aikido Battojutsu Bujutsu Bujinkan Daito-ryu aiki-jujutsu Genbukan Goshin Jujitsu Hakko Ryu Iaido Iaijutsu Jinenkan Jodo/Jojutsu Judo Jujutsu Kendo Kenpo Kenpo kai Kobudo Kyokushin Kyudo Naginata-do Nakamura Ryu Nanbudo Ninjutsu (Ninpo) Ninjutsu Taifujutsu Tamashido Nippon Kempo Shindo Yoshin Ryu Shidokan Shinkendo Shintaido Shoot boxing Shooto Shorinji kempo Shotokan Shukokai Sojutsu Sumo Taido Taiho-Jitsu Tenshin Shōden Katori Shintō-ryū Toyama Ryu Yabusame Yagyu Shingan-ryu.

Viram? isso que mostrei somente 3 países imagina se mostrase as artes de todos paises affs ia se um blog soh de artes marciais rsrs espero que tenham gostado até mais pessoal XD

    Um comentário:

    1. Olá, que belo trabalho. Gostaria de complementar o trabalho dos senhores apresentando o legado do Mestre Karlos Kombate, conheça essa fascinante arte marcial, o TAI-FU taifu.blogspot.com

      Obrigado! OSSO!

      ResponderExcluir

    Otakus, Nerds, Gamers e Geeks online no momento...