Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 31 de maio de 2010

MANGAKÁS

Mangaká ( 漫画家 )é em japonês palavra para um artista de quadrinhos ou cartunista . Fora do Japão , mangá geralmente se refere a um quadrinho japonês e mangaká refere-se ao autor do mangá, que geralmente é japonês . Em 2006, cerca de 3000 mangaka profissionais estavam trabalhando no Japão. Alguns artistas podem estudar por alguns anos em uma faculdade de arte, escola de mangá, ou assumir uma aprendizagem com outro mangaká, antes de entrar no mundo dos mangás como um artista profissional. No entanto, existem alguns que só começam no mangá, como ser um assistente, aplicando aos concursos que várias revistas executam.Por exemplo, Naoko Takeuchi , autora de Sailor Moon , que ganhou uma competição tão patrocinado pela Kodansha





e Osamu Tezuka
, criador de Astro Boy começou como um assistente.
O mangaká vai lentamente se tornando conhecido através do reconhecimento de sua capacidade quando despertar o interesse de várias instituições, indivíduos ou demográficas dos consumidores de mangás. Por exemplo, há vários concursos que mangaká potencial, podem entrar, patrocinada por alguns dos editores e editoras de mangá no campo. Eles também são reconhecidos por o números de mangás que correm ao mesmo tempo.
DE ONDE VEM A PALAVRA MANGAKÁ?
A palavra pode ser dividido em duas partes: Mangá e ka. (漫画家)O Manga corresponde ao meio da arte do artista usado em: comics ou quadrinhos japoneses, dependendo de como o termo é usado dentro ou fora do Japão .
O - ka家) sufixo ( implica um grau de especialização e autoria tradicional. Por exemplo, este não seria aplicada a um escritor criar uma história que é então entregue a um artista de mangá para o desenho. O termo japonês para tal escritor de histórias em quadrinhos é sha-gensaku . O geijutsuka termo também é comumente usado para manga-kas. A frase significa "artista", no literal.
MANGAKÁ BRASILEIRO


PERFIL: Marcelo Minouru “NOUYA” Kakinoki
IDADE: 21 anos
LOCAL DE NASCIMENTO: São Paulo/SP
ATIVIDADE: Estudante de mangá e anime “Terminei o curso de mangá e atualmente faço ilustração na Tokyo Animator College. Estou começando as aulas de anime. Meus autores preferidos são KOGE-DONBU (nome artístico de Kokoro Koharuno, autora de obras como Di Gi Charat) e Norihiro Yagi (Claymore). Meu objetivo profissional é trabalhar na produção de um grande estúdio de anime”.

Tirando o fato de ter nascido no Brasil e adotar o português como sua primeira língua, Marcelo Minoru Kakinoki, ou simplesmente Nouya, parece um japonês como qualquer outro.
Sua história chama a atenção porque, além de viver no Japão, ele está concretizando o sonho de muitos jovens brasileiros fãs de mangá e anime: estuda em uma das mais conceituadas faculdades de desenho no Japão, a Tokyo Animator College.
Quem não gostaria de conviver diariamente com profissionais altamente qualificados, dispor de uma estrutura de primeira linha e estar rodeado por pessoas apaixonadas pela arte de desenhar?
Made in Japan passou um dia na cola desse brasileiro que atravessou o mundo para realizar seu sonho de ingressar no mercado de animação japonesa. Para se ter uma idéia da importância da faculdade onde ele estuda, passaram por lá nomes como Hiroki Yagami (Dear Boys) e Rando Ayamine (Get Backers). “Desde que comecei a freqüentar a escola, notei uma clara evolução nos meus traços, já que aqui você foca 100% de sua energia e tempo em desenho.”
Na parte da tarde, ele trabalha na Toranoana, editora especializada em mangá doujinshi (fanzine) que possui lojas espalhadas por todo o Japão. Um pequeno detalhe: o escritório fica na região de Akihabara, que hoje é considerada capital mundial da cultura otaku.
Atualmente, Nouya vive 24 horas de seu dia cercado por mangá e anime, mas é bom deixar claro que nada disso apareceu por acaso em sua vida. Decidido a estudar em uma escola especializada no Japão desde seus 15 anos, quando viu uma reportagem na antiga revista Henshin!, da Editora JBC, ele foi ao arquipélago como um típico dekassegui.
E logo após ser aprovado na avaliação para ingressar na faculdade, passou a conciliar lápis e pincéis das aulas de desenho com as chapas quentes e carnes congeladas de uma rede de fast-food norte-americana, para pagar parte de suas contas - ele conta com a ajuda dos pais para despesas escolares e de aluguel.
Acompanhe, nas imagens, um dia típico de nosso personagem, que pode servir de inspiração para outros fãs da cultura otaku que sonham em fazer carreira no Japão.
Direitos reservados a: Redação Made in Japan





Editor
O editor de ajuda e apoia o mangaká, garantindo que o mangá está sendo
produzido a um ritmo uniforme e que os prazos sejam cumpridos. O editor também pode fazer um pouco de gestão das aparências do mangaká. Ele ou ela vai sempre comentam sobre o layout dos painéis de mangá, a arte, e certifique-se que a mangá fique com as normas da empresa.

O editor também faz edição básica e sugestões história do mangá em si. A influência do editor pode variar de mangá para mangá e um projeto para que ambos mangaká e a empresa permitam. Geralmente, o editor é considerado o chefe do mangaka e supervisiona a maior parte da produção para se certificar de que corra bem.
Além disso, nos casos em que o mangaká não pode controlar o personagem de anime, desenhos e modelos figura de ação, muitas vezes o editor supervisiona estas coisas no lugar do mangaká real.
Assistentes
Muitos assistentes ajudam com seus trabalhos artísticos. As funções de assistentes variam muito, alguns mangakás apenas esboçam os conceitos básicos de seu mangá, e seus assistentes numerosos preenchem todos os detalhes, enquanto outros usam assistentes apenas para coisas específicas ( Go Nagai , por exemplo, em um tempo empregado um assistente específico para desenhar helicópteros e outros veículos militares). Outros não em tudo, e preferem fazer tudo sozinhos, mesmo que para cumprir prazos apertados, os assistentes são geralmente necessários. O grupo CLAMP por exemplo, divide as tarefas entre seus membros, mas não usa assistentes adicionais.Na maioria das vezes, os assistentes são responsáveis pelos fundos e screentones no mangá, enquanto o mangaka si mesm

o empates e tintas dos personagens principais. Enquanto eles são frequentemente utilizados para ajudar com a arte, assistentes quase nunca ajudam o mangaká com o enredo de sua mangá, além de ser uma "caixa de ressonância" para as idéias. A maioria desenvolvida emmangaká completa começou como assistentes, como Miwa Ueda de Naoko Takeuchi, Leiji Matsumoto de Osamu Tezuka, Kaoru Shintani de Leiji Matsumoto e muitos outros.

No entanto, também é possível para um assistente para gastar toda a sua carreira, como tal, sem fazer o salto a ser um mangaka, por direito próprio.

Ferramentas


Mangakás usar uma variedade diferente de canetas e lápis para desenhar páginas do mangá de "nomes" (rascunhos) e manuscritos . Outras ferramentas de desenho e arte são usados como pincéis para determinados efeitos, tais como sangue e água. marcadores são igualmente importantes na tonificação e tais efeitos.

A ferramenta de desenho tradicional é uma caneta de ponta de alguns mangakas usar canetas Kabura mas uma caneta G é o mais comum caneta bico utilizado entre os profissionais no Japão e talvez fora do Japão. Canetas e marcadores diferentes são necessários para a tonificação e efeitos necessários para o mangá.
Em outros países, Mangá Studio é usado frequentemente em vez de usar as ferramentas tradicionais de old-fashioned "caminho" em que o programa oferece ferramentas digitais que correspondem a instrumentos tradicionais, assim, satisfazer as necessidades para a criação de mangá. No entanto, alguns artistas preferem usar as ferramentas reais, tradicionalmente, em vez de obras de arte digital, como é muitas vezes considerado mais difícil recorrer a uma caneta e menos problemas para desenhar à mão o mangá.
No entanto programas como Photoshop e Mangá Studio são, por vezes (ou talvez muitas vezes) utilizado na digitalização de reais páginas mangá desenhado para "limpar" ou "terminar" o trabalho que requer um pouco mais de edição.





3 comentários:

  1. Amo desenhar mangá, gostaria de poder mandar alguns desenhos para saber o que acham!
    Para entrar em contato: snicida@yahoo.com

    ResponderExcluir
  2. mUITO MATERIAL AI NAS LOJAS COMO SE PODE COMPRAR PELA NET

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade hoje em dia podemos contar com JBC e Panini que tem muitos títulos.

      Excluir

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas