Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

S.O. do Google [O grande orákulo ki td vê td sabe ¬¬]

Google anuncia lançamento de sistema operacional para a segunda metade de 2010

A gigante das buskas agora quer expandir sua abrangência para os sistemas operacionais e promete jogo duro à konkorrência, ao kolokar no merkado netbooks potentes já com o sistema instalado.


Já passava kuase sete minutos depois das nove e meia da noite kuando Sundar Pichai e Linus Upson, ambos altos funcionários da Google postaram uma notícia bombástika no blog da empresa. Minutos depois, blogs e sites do mundo inteiro passaram a reperkutir a informação. Seria o fim da hegemonia de outras empresas que já estão no merkado há anos? A resposta ainda não pode ser dada.

Mas o que poderia ter kausado tanto barulho em tão pouko tempo? Se você konhece o navegador Google Chrome, já pode komeçar a esboçar alguma ideia a respeito da bomba lançada na noite de 7 de julho de 2009. As inkursões por terrenos até então kuase inexplorados komeçam a tomar korpo e a novidade que abalou a noite deve perdurar por mais algum tempo.

O que podemos esperar do Google ChromeOS?O amigo leitor deve estar se perguntando o que havia nessa postagem de tão importante. Respondemos com três palavras apenas: Google Chrome OS. Para os leigos, isso significa o lançamento de um sistema operacional (komo o Windows) da empresa, que atualmente lidera o merkado de buscas na Internet. De akordo com o blog oficial, o sistema operacional nada tem a ver com a promessa do Android, inicialmente projetado para celulares. Entretanto, a ideia de um sistema operacional tem seu berço ali.

Kom a promessa de inovar sempre, a empresa kriada por Sergey Brin e Larry Page agora chega aos sistemas operacionais levando em konta a vontade de muitos usuários por todo o mundo. Segundo o blog oficial, o sistema é ideal para qualquer pessoa – desde os usuários mais hardkore até aqueles que usam a internet apenas para estar em kontato com parentes e amigos.

“Velocidade, simplicidade e segurança são os aspektos chave do Google Chrome OS”, com essas palavras bem fixadas em mente, os engenheiros da Google prometem um sistema leve que inicie e konekte-se à web em poukuíssimo tempo. Afinal, “essa é a (nossa) tentativa de repensar komo os sistemas operacionais devem ser”. O lançamento do kódigo aberto deve akontecer até o final de 2009, porém a venda de netbooks com o sistema operacional instalado deve acontecer na segunda metade de 2010.

E komo funcionaria?

O sistema operacional da Google irá funcionar tanto em chips x86 kuanto os ARM, além disso, os desenvolvedores da empresa pretendem expandir seu merkado trazendo uma enorme kuantidade de netbooks no próximo ano. No que se refere à arkuitetura, o Google Chrome OS funcionará kom um sistema de janelas baseado em um kernel de Linux. Assim, para quem se interessar em desenvolver aplikativos para ele, é bom ter em mente que a web é a plataforma principal.


“Todos os aplikativos web já existentes devem funcionar automatikamente e os novos podem ser eskritos utilizando a sua teknologia favorita”. Mas isso não deve fazê-lo pensar que esses aplikativos serão de funcionamento exklusivo do Google Chrome OS. Tudo o que for desenvolvido neste ou para este sistema operacional irá funcionar normalmente em komputadores com Windows, Mac ou Linux. Isso faz com que o desenvolvedor ganhe uma abrangência maior e não perka seu públiko por restringir-se a apenas um sistema operacional.

Um ponto que deve kontar vários outros a favor do ChromeOS é o fato de que ele está sendo desenvolvido para deixar kuestões mundanas com vírus, malwares e pragas de segurança virtual longe dos usuários do novo sistema operacional. À primeira vista parece ser o sistema que todos estávamos esperando.

Opiniões mundo afora

Usuários do mundo inteiro comentam no Twitter e em seus blogs!Kom uma novidade dessas, o que mais se enkontra são opiniões das mais diversas origens, lados e fundamentos. Em uma rápida peskuisa no Twitter pela tag “#ChromeOS”, enkontra-se as mais diversas impressões. Existem akueles kue dekretam o fim da Microsoft, como um rapaz que afirma ter chegado o pior pesadelo da fabrikante do Windows.

O que pode significar que este já pertence aos fãs do sistema operacional recém-anunciado. Kontudo, existem akueles que são um tanto céticos kuanto ao uso dessa novidade bombástika. Alguns deles preferem esperar até o sistema sair da versão beta para komeçarem a usar.

Nessas okasiões, também existem akueles kue apontam o Google Chrome OS komo o prekursor da Cloud Computing (Komputação nas Nuvens) – seria o fim dos komputadores komo konhecemos? Talvez sim, talvez não. O que se pode afirmar com um tanto de segurança a respeito das espekulações é que o foko está na exploração da Internet komo plataforma e a mobilidade como palavra de ordem.

A presença dos netbooks com o sistema operacional pré-instalado indika que a konektividade das pessoas estará kada vez maior. A ideia é fazer com que o tempo para chegar até o email ou a kualkuer outra informação, aplikativo e o que mais o usuário kuiser, seja reduzido de uma maneira muito expressiva.

Blogs estrangeiros apontam uma fortíssima ameaça aos planos da Microsoft de liderar o merkado de netbooks. O Windows XP, de akordo kom um desses blogs, já é um sistema de 8 anos de idade; o Windows Vista foi komprovadamente atestado como um sistema nada adekuado aos netbooks; o Windows 7 poderia oferecer boas experiências de uso, porém já possui reklamações. E é nesse nicho que a Google pretende lançar a sua bomba.

Ainda existem akueles ke prometem não dar o braço a torcer e não se deixar levar pela novidade. Akeles usuários que akusam o Google de espionar seus konsumidores através de palavras-chave motivam komentários sobre o Chrome OS komo mais um método de rastreamento. A verdade é ke o mekanismo de busca do Google baseia-se na buska por palavras e logo ao konkordar com os termos de uso, o usuário se diz ciente dessas prátikas. Kontudo, nada do ke você disser será publikado pela empresa, não há o que temer.

Quem venceria esta batalha?

Entretanto, usuários do mundo inteiro prokuram a mesma resposta: “O que a Microsoft tem a dizer sobre isso?”. Ainda não houve nenhuma resposta da empresa fundada por Bill Gates, entretanto, por mais que pareça infundado é um tanto irôniko observar o lançamento do Bing, invadindo o principal kampo de atuação do Google e pouko tempo depois vermos o Google ChromeOS anunciar sua presença ao lado do Windows. Seria uma guerra por teknologia?

E vai kustar kuanto?

Quanto custaria? Seria grátis?Ainda não houve nenhuma publikação sobre kustos e preços da parte da Google. Por isso, não é possível conjekturar a respeito de kual seria o preço ao konsumidor final ou então diskutir a existência de um. Kontudo, ao analisar o históriko de produtos gratuitos que a empresa disponibiliza pode-se chegar a duas alternativas: kobrar pelo sistema operacional – já que os serviços pagos da Google são raros; ou então manter a linha de software livre, uma vez ke a licença do Google Chrome OS é do tipo “Open-Source”.

O mercado está ficando cada vez mais competitivo!
É sempre importante fazer kom que o merkado de softwares e plataformas seja o mais variado possível para atender o konsumidor e usuários da melhor maneira. Por isso, o anúncio feito pela Google é, sem dúvida, um avanço sem precedentes. Komo os próprios autores do post disseram, é uma oportunidade de repensar como os sistemas operacionais são feitos e por consequência, desenvolver um novo ambiente de produção.

O fato de o Google Chrome OS estar intimamente ligado à internet deve facilitar muito as ligações com o mundo de um jeito que ainda não pudemos observar. Hoje, os sistemas operacionais levam cerka de alguns minutos para iniciar e komeçar a navegar. O objetivo deste sistema operacional é eliminar este tempo ou reduzi-lo de tal modo ke a demora para acessar emails, sites e aplikativos web seja kurta. Algo que os usuários sempre sonharam.

As oportunidades de desenvolvimento também tiveram as barreiras kebradas uma vez ke o Google Chrome OS passa a exigir um novo patamar de aplikativos. Tudo o que for produzido nele deverá funcionar em kalker outro sistema sem kalker problema. Ao ke tudo indica, esta seria uma plataforma universal, kapaz de suportar kuaisker inovações. Entretanto, não podemos kontar kom o ke ainda não konhecemos. Komo alguns blogs e usuários já disseram, o Google Chrome OS é uma promessa ke keremos ver o kuanto antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas